Diploma de marketing ? definitivamente ajuda a conseguir esse emprego? é necessário?
Tendo trabalhado em um departamento de marketing de uma grande corporação internacional por mais de dois anos, posso dizer que, embora um diploma de marketing definitivamente ajude a conseguir esse emprego, não é necessário.

Tendo trabalhado em um departamento de marketing de uma grande corporação internacional por mais de dois anos, posso dizer que, embora um diploma de marketing definitivamente ajude a conseguir esse emprego, não é necessário. Provavelmente, metade dos funcionários do nosso departamento, inclusive eu, tinha entrado no campo do marketing por outros meios. A partir da minha experiência pessoal e observação, a dica-chave para o sucesso é esta: comece baixo, aprenda fazendo e depois avance.
Como com muitas outras profissões, se você não tem um diploma no campo requerido, você pode entrar no jogo assumindo uma posição de nível básico - digamos, clerical, administrativa ou em vendas. Entrei no marketing como assistente pessoal do diretor do departamento de marketing; talvez um pouco mais do que um trabalho de nível de entrada, mas definitivamente não é um trabalho de marketing. Comecei a aprender as cordas fazendo um trabalho puramente administrativo, como arquivar, cuidar da correspondência, agendar reuniões e projetar apresentações em PowerPoint. Antes que eu percebesse, eu tinha uma ideia básica do que era marketing e, antes que percebesse, estava ajudando a analisar pesquisas com clientes, criar boletins de marketing e preparar materiais para seminários e conferências. Ninguém se importava que meu grau estivesse na história (de todas as coisas); desde que eu estivesse disposto a aprender, as pessoas estavam dispostas a me ensinar e a me confiar mais trabalhos relacionados a marketing.
Meu chefe, o diretor do departamento aos 33 anos, também não se formou em marketing. Ela tinha compartilhado comigo que ela tinha um diploma de ensino e realmente ensinou no ensino médio por um tempo, mas depois decidiu tentar uma carreira diferente e levou um trabalho de vendas com essa mesma corporação. Esse foi um trabalho muito difícil e exigente, ela me disse, mas ela aprendeu muito com isso e avançou para um gerente. Depois disso, ela ganhou seu MBA e, eventualmente, conseguiu a cadeira do diretor. Concedido, nem todo vendedor vai chegar tão longe e em tão tenra idade, mas usando a sua posição de nível de entrada para aprender o máximo que puder sobre o campo que você quer fazer uma carreira é vital.
Eu sou o tipo de pessoa que acredita que a pratica e resultados estarão ainda acima da formação tecnica podemos colocar duas pessoas lado a lado uma com diversos cursos e formação e outra sem formação com muitos cases de sucesso ,logicamente o contrario pode sim acontecer , mais seus resultados e portfólios vão te gabaritar positivamente entre em um grupo de facebook linkedin e verá quantos formados pedindo orientação de como entrar no mercado , mais logicamente todo conteudo é valido para o aprendizado todo conhecimento agre seu conhecimento pessoal e te dessenvolve como profissional mais a pergunta é é necessário ter diploma ??? não

Tendo trabalhado em um departamento de marketing de uma grande corporação internacional por mais de dois anos, posso dizer que, embora um diploma de marketing definitivamente ajude a conseguir esse emprego, não é necessário. Provavelmente, metade dos funcionários do nosso departamento, inclusive eu, tinha entrado no campo do marketing por outros meios. A partir da minha experiência pessoal e observação, a dica-chave para o sucesso é esta: comece baixo, aprenda fazendo e depois avance.
Como com muitas outras profissões, se você não tem um diploma no campo requerido, você pode entrar no jogo assumindo uma posição de nível básico - digamos, clerical, administrativa ou em vendas. Entrei no marketing como assistente pessoal do diretor do departamento de marketing; talvez um pouco mais do que um trabalho de nível de entrada, mas definitivamente não é um trabalho de marketing. Comecei a aprender as cordas fazendo um trabalho puramente administrativo, como arquivar, cuidar da correspondência, agendar reuniões e projetar apresentações em PowerPoint. Antes que eu percebesse, eu tinha uma ideia básica do que era marketing e, antes que percebesse, estava ajudando a analisar pesquisas com clientes, criar boletins de marketing e preparar materiais para seminários e conferências. Ninguém se importava que meu grau estivesse na história (de todas as coisas); desde que eu estivesse disposto a aprender, as pessoas estavam dispostas a me ensinar e a me confiar mais trabalhos relacionados a marketing.
Meu chefe, o diretor do departamento aos 33 anos, também não se formou em marketing. Ela tinha compartilhado comigo que ela tinha um diploma de ensino e realmente ensinou no ensino médio por um tempo, mas depois decidiu tentar uma carreira diferente e levou um trabalho de vendas com essa mesma corporação. Esse foi um trabalho muito difícil e exigente, ela me disse, mas ela aprendeu muito com isso e avançou para um gerente. Depois disso, ela ganhou seu MBA e, eventualmente, conseguiu a cadeira do diretor. Concedido, nem todo vendedor vai chegar tão longe e em tão tenra idade, mas usando a sua posição de nível de entrada para aprender o máximo que puder sobre o campo que você quer fazer uma carreira é vital.
Eu sou o tipo de pessoa que acredita que a pratica e resultados estarão ainda acima da formação tecnica podemos colocar duas pessoas lado a lado uma com diversos cursos e formação e outra sem formação com muitos cases de sucesso ,logicamente o contrario pode sim acontecer , mais seus resultados e portfólios vão te gabaritar positivamente entre em um grupo de facebook linkedin e verá quantos formados pedindo orientação de como entrar no mercado , mais logicamente todo conteudo é valido para o aprendizado todo conhecimento agre seu conhecimento pessoal e te dessenvolve como profissional mais a pergunta é é necessário ter diploma ??? não
Nenhum comentário