Checklist para um Plano de Marketing Digital de Sucesso EM 2019
Já se sabe que estar presente no universo digital é mais do que necessário, é essencial. Mas você sabe como fazê-lo? Como gerencia suas contas online? Como dialoga com o seu público nelas? Em especial, você sabe exatamente quem é o seu público? Com quem o seu negócio conversa?
Muito mais do que estar presente, a sua empresa deve ser estratégica ao apostar no digital como um espaço para bons negócios. Para começar, é indispensável a definição de um bom plano de marketing digital. E é nisso que iremos te ajudar hoje.
Confira o que não pode faltar no seu Plano de Marketing Digital de Sucesso. Com essa checklist, será possível avançar – e muito – nos resultados do seu trabalho. Vamos lá?
1. Defina o objetivo do seu negócio com o marketing digital
O que a sua empresa deseja com o marketing digital? Vender mais? Atrair mais visitantes? Ganhar visibilidade? Tornar-se autoridade em determinado assunto? Todas as alternativas anteriores?
Seja o que for, cada um desses objetivos são alcançados através de ações específicas. Um bom plano de marketing deve mapear todas as ações necessárias para cada objetivo, o tempo para execução de cada uma das ações e os resultados esperados de forma detalhada. Faça isso e já terá um bom caminho para prosseguir.
2. Construa a sua persona
Se você já conhece os objetivos da sua empresa, chegou a hora de saber quem esses objetivos devem atingir. É quando falamos da sua persona! Mas, cuidado: persona é diferente de público-alvo, termo também muito usado no marketing.
Enquanto o público-alvo abrange qualquer cliente em potencial, a persona vai direto ao ponto, ganhando nome, idade, profissão, renda familiar, interesses e sonhos. Fala-se do seu cliente ideal, do cliente que, verdadeiramente, deseja fazer negócio com a sua empresa.
Se a sua empresa ainda não tem uma persona definida, é de suma importância que a construa com urgência para que possa desenvolver uma linguagem de acordo com ela.
3. Descubra onde está a sua persona
O próximo passo, após definir a sua persona, é saber onde ela está. Onde e como a sua persona consome conteúdo? Quais ações de marketing digital são interessantes para conversar com a sua persona? Quais redes sociais a sua persona utiliza? Mapeando bem todas as informações, será possível desenvolver estratégias exclusivas para o seu negócio.
4. Estude o mercado e a concorrência
Como toda boa estratégia de marketing, uma boa análise de mercado não pode faltar. Quem são os seus concorrentes diretos e indiretos? De que forma eles trabalham e quais os seus diferenciais? Como está o seu setor? Responda a essas perguntas, avalie as projeções de mercado e estude o seu produto, estude os processos que envolvem o seu serviço.
O maior benefício deste trabalho, é o próprio conhecimento adquirido que tornará sua empresa mais qualificada e competitiva para os possíveis desafios que possam surgir.
5. Estude os custos-benefícios do marketing digital para o seu negócio
Quanto custa um bom investimento em marketing digital? Você sabe? E qual o retorno que pode ser esperado deste investimento? Ao definir bem as ações necessárias para o seu negócio e a persona que deve ser atingida, você irá se deparar com uma série de novas decisões a serem tomadas. Muitas, óbvio, passarão pelo filtro financeiro do quanto se dispõe para o projeto.
Neste ponto, o principal é destacar sempre o retorno de um investimento. Seja você o operador do seu marketing ou não, seja bastante cuidadoso na análise. Ao contrário do que se possa pensar, um bom marketing se baseia em números, jamais em aparência ou achismos.
6. Execute
Um plano de marketing digital só tem valor, claro, quando executado. Desenhe o projeto e aplique-o. Em sequência, analise-o e reformule-o, caso necessário. Faça novos testes. Tente novas abordagens. Para se destacar no universo digital é importante ter estratégia, criatividade e constante acompanhamento. Abrace o desafio e aposte no sucesso da sua empresa!
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a gente que será um prazer te ajudar 🙂 Clique aqui.
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