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Como mensurar resultados no Instagram? Confira 10 dicas poderosas ! |


Você usa o Instagram como estratégia de marketing digital da sua empresa? Se sim, o que você utiliza para mensurar resultados no Instagram?
Mensurar resultados é fundamental para que você saiba o que funciona e o que não funciona na sua estratégia. Seguir a mesma linha de raciocínio sem revisá-la é desperdício de tempo e trabalho jogado fora. Os ajustes sempre são necessários.
Pensando nisso, o blog da E-Dialog sugere 10 ideias que podem te ajudar nessa tarefa. Veja!

1 Curtidas

A métrica mais óbvia. O número de curtidas em um post indica o quanto seus seguidores gostaram do conteúdo. Fácil de interpretar e de medir!

2 Comentários

Mensurar resultados no Instagram não precisa ser apenas baseado em métricas muito objetivas. Contar o número de comentários é efetivo, mas tente avaliar o conteúdo das postagens. Um post com muitos comentários positivos deve servir de guia para a criação de conteúdo da sua página.

3 Seguidores

Se sua conta não estiver crescendo, você está morrendo na rede social. Um perfil no Instagram precisa estar constantemente crescendo. Comece a medir o número de seguidores em datas específicas e analise o crescimento em períodos uniformes de tempo. Assim você pode mapear quando houve crescimento ou encolhimento do perfil e rastrear melhor possíveis problemas.

4 Engajamento

Uma boa forma de mensurar resultados do Instagram é calculando o engajamento. Para saber qual o percentual de engajamento dos seus seguidores com seu Instagram, divida o número de curtidas e comentários pelo seu número de curtidores.
Por exemplo: em um post você teve 150 curtidas e 20 comentários e seu número de seguidores é de 5 mil pessoas: 150 + 20 = 170/5 mil = 3,4% de engajamento em um post.

5 Cliques

Você sabe se seus seguidores estão clicando no link que você disponibiliza em seu perfil no momento em que eles te encontram?
Customize uma URL para rastrear o número de pessoas que o faça. Uma dica avançada: crie uma landing page para quem chega em seu site através do Instagram.
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6 Menções

As pessoas estão mencionando seu perfil?
Saiba selecionar as hashtags que você usa nas suas postagens. Pesquisar por hashtags relacionadas ao seu campo de atuação podem te dar dicas valiosas para criar conteúdo para o Instagram. Aparecendo mais vezes para pessoas que tem maior probabilidade de curtir seus posts, você, provavelmente, será mais mencionado e divulgado espontaneamente.

7 Fotos

Você mensura quais posts estão tendo melhor desempenho no Instagram?
Ferramentas como o Iconosquare apontam qual as melhores postagens da sua página baseando-se no número de curtidas e comentários.

8 Horários para postar

Experimente diferentes horários para entender melhor o público online predominante em cada um deles – e qual prefere suas postagens.
Duas ferramentas podem agilizar seu estudo: o Simply Measured e o Iconosquare.
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9 Interação

Interaja com os comentários que aparecem em seus posts. Marque e responda perfis que comentem em suas fotos, personalize o atendimento a eles. O Instagram é uma rede SOCIAL, portanto, comporte-se menos como marca e mais como pessoa. Cuidado, logicamente, para não perder a postura que sua empresa lutou para conquistar.

10 Vendas

Seus seguidores no Instagram já compraram alguma coisa de você?
Para mensurar resultados no Instagram, você pode começar a rastrear esse aspecto. Pense em ações específicas para esta rede social. Por exemplo, crie um cupom especialmente para o Instagram e veja quantos cupons são utilizados.
Texto traduzido do Post Planner.

Instagram Insights

Enumerados os principais dados para mensurar resultados no Instagram, é preciso entender como reuni-los de forma prática. Para isso, há o Instagram Insights!
A ferramenta reúne as métricas do Instagram e ainda fornece informações sobre os seguidores do perfil. Para acessá-la, é preciso ter um perfil comercial. Então, se a sua marca ainda utiliza a versão pessoal, saiba como transformar para a conta empresarial.
  1. Acesse as Configurações do Instagram;
  2. Acesse “Mudar para o perfil comercial” e vincule o seu perfil à página do seu negócio do Facebook.
  3. Caso você não tenha uma página no Facebook, clique aqui para aprender a transformar perfil em página
  4. Pronto! Seu Instagram estará habilitado para mensurar resultados com o Insights!

Métricas que a ferramenta oferece

  • Alcance
  • Impressões
  • Descoberta
  • Visitas ao perfil
  • E-mails enviados
  • Interações
  • Principais localizações do público
  • Faixa etária
  • Gênero
  • Tempo médio em que os seguidores ficam no Instagram
  • Dias da semana quando os seguidores estão mais ativos
O que achou? Tem ideia de mais dicas para mensurar resultados no Instagram? Participe do post!
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